Cooperativa de Transporte Escolar e Transporte Alternativo do Sistema de Lotação de Guarulhos e Região, Base Territorial: Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Mairiporã, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Santa Isabel.
Matéria Publicada no Jornal o Diário de Guarulhos em 28 de maio de 2009
Empresa de ônibus e o poder executivo WAGNER RIBEIRO GOMES
Há quase quatro décadas a Prefeitura de Guarulhos não faz licitação no sistema de transporte coletiva da cidade e muitos vêem isso como uma verdadeira caixa - preta, guardada às sete chaves pelas empresas de Ônibus. O modelo em vigor é de 1970 quando a cidade havia 270 mil habitantes. Hoje a cidade conta com mais de um milhão e 300 mil habitantes, ocupa a sétima economia do País e é a segunda maior arrecadação do Estado de São Paulo.
O município conta com uma das tarifas mais caras do país (R$2.50) e os serviços oferecidos não são oferecidos não são dos melhores.
As empresas de ônibus não oferecem atendimento aos usuários, tipo Call – Center, onde os passageiros que se sentirem prejudicados com atrasos dos coletivos possam registrar suas queixas.
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Guarulhos desconhece e não tem com exatidão a quantidade dos passageiros que elas transportam por dia.
Os números que são disponibilizados hoje são dados extras – oficiais da Guarupas que é uma associação das empresas de ônibus.
Indiretamente, isso acaba contribuindo para o não desenvolvimento de políticas públicas para o setor, tornando visível aos olhos de todos a relação promíscua, que vem a várias décadas, entre o poder executivo municipal e os donos das empresas de ônibus da cidade.
Os pontos de paradas de ônibus ainda não oferecem as condições necessárias de conforto aos usuários.
Muitas vezes os passageiros ficam ao relento em tempos de chuva.
A Coopermaster Guarulhos acredita que, para o bem do serviço público, é necessário que seja feitas uma licitação com transparência de verdade.
E para que isso ocorra tem que haver o envolvimento e a participação da sociedade civil organizada no debate.
Envolvendo cooperativas, sindicatos, centrais sindicais, OAB – Guarulhos, entidades do setor empresarial, estudantil, aposentados, igrejas, arquidiocese de Guarulhos e partidos políticos.
São Através dessas entidades que a população toma conhecimento sobre o debate de qual modelo de transporte à sociedade guarulhense deseja para a próxima década.
Condução com uma tarifa mais acessível, conforto, segurança, sistema de bilhete único, integração simultânea de linhas municipais e intermunicipais, terminais de integração, participação da sociedade no Conselho Municipal de Transportes.
Tudo isso são temas que poucos interessam aos empresários do setor que operam na cidade nos dias de hoje e só será possível avançar por meio de uma licitação pública com transparência, incluindo a participação das cooperativas que representam os diversos segmentos do setor.